– Retire a fralda assim que a criança acordar.
Deixe-o de “rabinho ao léu” pelo menos no primeiro dia. Sem fraldas nem cuequinhas, é mais provável que o seu filho perceba a necessidade de usar o penico.
– Você pode optar por colocar o penico na sala para facilitar o acesso.
Esta é uma escolha pessoal, pois algumas pessoas preferem manter todas as atividades de casa de banho na casa de banho.
– Dê ao seu filho um copo grande de água, sumo ou leite para que ele tenha de fazer xixi com mais frequência.
Mantenha sempre o copo ou biberão ao alcance do seu filho.
– Dê bastantes líquidos ao seu filho e observe cuidadosamente os sinais de quando o seu filho estiver prestes a fazer xixi ou cocó.
Leve o seu filho até ao penico imediatamente após perceber o sinal.
– Você pode ativar um cronômetro audível de 20 em 20 minutos para que o seu filho saiba que, quando o cronômetro tocar, é hora de tentar ir ao wc.
– Certifique-se que ele lava as mãos após cada tentativa para desenvolver hábitos saudáveis.
– Se o seu filho não quiser tentar, você pode dizer que vamos tentar “depois de brincar com os Legos”, ou se seu filho souber os números, você pode dizer “vamos tentar quando o relógio mostrar “10:30”.
– Tente que o seu filho use o penico a cada transição, por exemplo, depois de arrumar os brinquedos, antes de comer o lanche ou almoço ou antes e depois de dormir. Torne a ida ao penico como parte das rotinas que ele já tem.
– Faça observações comportamentais neutras, do progresso do seu filho. Diga-lhe por exemplo: “fizeste xixi no penico, é onde ele pertence!” ou “fizeste xixi no chão, ajuda-me a limpar”.
– Uma reação negativa ou punição após um acidente, pode criar uma associação negativa com o uso da casa de banho e pode dificultar o progresso, por isso mantenha a calma e esconda qualquer tipo de frustração à criança.
– Ninguém melhor que você para conhecer o seu filho. Algumas crianças respondem bem à celebração emocional do sucesso, enquanto outras ficam desconfortáveis com a atenção. Algumas crianças respondem bem a recompensas, portanto, se o seu filho for motivado por adesivos ou pequenas guloseimas, você pode decidir fazer um gráfico de recompensas para incentivar o treinamento do desfralde.