1 – Certifique-se de que a água e o ambiente do banho estão numa temperatura amena. Tome cuidado com a temperatura da água para não causar desconforto por estar muito quente ou muito fria.
2 – Nesta fase é importante fazer a criança compreender os malefícios da falta de higiene, mas de uma forma lúdica. Uma ideia que costuma funcionar muito é, comprar brinquedos específicos para a hora do banho, como livros plástico, e esponjas e toalhas com personagens que ela goste.
3 – Prepare tudo o que vai precisar antes de ir para o banho. Deste modo, a criança não precisa ficar despida ao frio, à espera que vá buscar as fraldas, ou o pomada ou até mesmo o próprio pijama…O ideal é ter um kit de higiene do bebé, juntamente com a toalha de banho e respetivos cremes.
4 – Lave o cabelo logo no inicio do banho. Assim, despachamos logo a parte mais complicada, de modo a que depois possa deixar a criança disfrutar um bocadinho do seu banho com os seus brinquedos ou simplesmente possa ficar a relaxar, caso seja mais crescidinho(a).
5 – Evite andar em correrias na hora do banho e seja por vezes flexível com os horários – A criança chega da creche ou da escola muito cansada e cheia de forme, talvez seja melhor ponderar se o banho naquele dia terá mesmo que ser dado no horário que é habitual dar. A rotina é ótima para pais e filhos, mas tente não ser inflexível.
6 – Não pegue a criança de surpresa, por exemplo: “Banho, agora”. Avise alguns minutos antes, assim a criança pode-se ir preparando.
7 – Nunca obrigue a criança a tomar banho. Sempre tente convencê-la, caso contrário, o banho acaba por ser um castigo em vez de um momento de prazer. “O banho deve ser um momento divertido e relaxante, com brincadeiras de faz de conta e de adivinhar. Vale cantar as músicas da escola ou fazer penteados diferentes, aproveitando que o cabelo está molhado.
8 – Por mais relaxante que esteja a ser o banho, não deixe que ultrapasse 15 minutos. Caso contrário a pele fica ressequida
9 – Use e abuse da criatividade– A hora do banho pode ser mais uma oportunidade para aproveitarem o tempo juntos. Pode ser a conversar, a ler e até a brincar. Explore os livros de banho e deixe a criança levar seus brinquedos favoritos também. Nos momentos de enxaguar o cabelo, crie uma brincadeira que justifique olhar para o alto, para a água não entrar no olho. Verá que tudo será mais leve e divertido!